Grupo Açor Sul Catarinense ganha site próprio


Oito integrantes do Grupo Açor Sul Catarinense, de Sombrio, participaram de oficina de website na sede do Pontão Ganesha, em Florianópolis. Eles aprenderam como criar e alimentar o próprio site do projeto.

Com o intuito de inserir ainda mais os pontos de cultura na era digital, o Projeto Ganesha está incentivando pontos do sul do Brasil a montarem seus próprios sites. Para isso, oferece oficinas de Thot, um sistema de gerenciamento de conteúdo desenvolvido pela Alquimídia.org que serve de suporte para sites. Os cursos são gratuitos para pontos de cultura oficiais e não-conveniados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Na última quinta-feira, 7 de maio, oito participantes do Grupo Açor Sul Catarinense, de Sombrio, vieram até Florianópolis para aprender como criar e alimentar o próprio site do projeto. Depois da viagem de 4 horas em uma van escolar oferecida pela prefeitura do município, o grupo passou a tarde descobrindo como funciona um sistema de gerenciamento de conteúdo na web. "O sistema é cheio detalhes, a cada clic existe uma nova descoberta", revela a oficineira Fabiane Berlese.
Os adolescentes aprenderam a inserir notícias, fotos e vídeos no site, além de redimensionar imagens para web e outros recursos disponibilizados pelos sistema Thot.

O estudante Tiago Pereira, 14 anos, dança desde os 10 no Grupo Açor Sul. Ele pretende colaborar com o site da instituição e por isso decidiu participar da oficina. "Achei um pouco complicado no começo. Aprendi, mas vou continuar praticando", conta.
Para a programadora de sistemas, coordenadora do Projeto Ganesha e idealizadora do sistema Thot, a existência de um site próprio é fundamental para a difusão dos trabalhos realizados por cada ponto de cultura. "Assim eles podem documentar o trabalho que fazem e divulgar futuras ações do ponto", explica.
Ao final da oficina, Fabiane Berlese comemorou que o grupo saiu com uma boa noção do que é preciso para manter um site. "Tenho certeza que eles vão dar sequência a essa produtividade de conteúdo que começaram aqui", completa.
Para ver o site do Grupo Açor Sul Catarinense, acesse: www.alquimidia.org/acorsul

Por: Juliana Bassetti - jornalista do Pontão Ganesha