Você sabia que seu site em WordPress pode se integrar facilmente ao Fediverso? Isso é possível graças ao plugin ActivityPub criado pelo desenvolvedor alemão Matthias Pfefferle. O recurso deu tão certo que, em 2023, a Automattic (empresa desenvolvedora do WordPress) adquiriu o plugin e contratou Matthias. Pouco tempo depois, a Automattic liberou o ActivityPub para todos os sites mantidos na hospedagem comercial do WordPress. Antes, só era possível instalar o plugin em sites e blogs auto-hospedados.
Com o plugin ActivityPub, é possível transformar tanto o seu blog como os autores dos posts em perfis do Fediverso, permitindo a conexão e a interação com todos os usuários de plataformas como Mastodon e Friendica. As tags do seus posts também se convertem em hashtags no Fediverso, o que possibilita que seu conteúdo seja encontrado nas buscas por assuntos relacionados em todas as redes federadas.
INSTALANDO O PLUGIN ACTIVITYPUB EM SITES AUTO HOSPEDADOS
1- Para instalar em sites auto hospedados, acesse a área de plugins e faça uma busca por “ActivityPub” e instale.
2 – Em “Configurações” você pode fazer os ajustes necessários para a identidade do seu site no Fediverso.
3 – Na aba “Configurações” do plugin, você pode definir se cada autor se transforma em um perfil no Fediverso m “Ativar autores”. Dessa forma, um autor com login “jose” se transformará o perfil @jose@SeuDomínio.org. Você também pode escolher que seu site tenha um perfil no Fediverso em “Ativar blog” e escolher um perfil, por exemplo, @blog@SeuDomínio.org.
Se escolher apenas a função “Ativar blog“, os posts dos autores serão publicados pela conta do site.
Se escolher as duas funções, os posts dos autores serão publicados de forma independente e serão republicados pelo perfil principal do site.
4 – Ainda na aba “Configurações” do plugin, você pode definir como o conteúdo do seu site será visualizado nas timelines dos seus seguidores no Fediverso.
5 – Para saber quem são os seus seguidores, cliquem em “Usuários“, e depois em “Seguidores“.
ATIVANDO A INTEGRAÇÃO EM SITES NO WORDPRESS.COM
Em 2024 o protocolo ActivityPub ficou disponível em todos os planos do WordPress.com, permitindo que os usuários da plataforma de sites e blogs criem seus perfis no Fediverso. Para ativar o recurso em seu site hospedado no WordPress.com, siga os passos:
- No painel do seu blog, vá para Configurações > Discussão e ative o recurso “Entre no fediverso”.
- Anote o nome padrão do seu perfil no fediverso. No exemplo acima, é o alias openprotocolfanblog.wordpress.com@openprotocolfanblog.wordpress.com. Seu alias será único para você, claro, e será muito mais memorável com um domínio personalizado! (Mais sobre isso abaixo.)
- Siga seu novo perfil em uma plataforma federada, como o Mastodon.
- Compartilhe o nome do seu perfil com outras pessoas para que elas possam seguir seu blog em plataformas federadas.
Atenção: este recurso é aplicável apenas a novos posts; e pode levar até 15 minutos para que novos posts apareçam em plataformas federadas.
VISÃO GERAL
Conheça mais sobre esse recurso neste corte de vídeo de uma oficina online ministrada por Tatiane Gonzaga e Thiago Skárnio.
NOSSA AVALIAÇÃO
O plugin ActivityPub é uma ferramenta muito prática e útil para estabelecer a presença de sites e blogs no Fediverso e atrair público e engajamento para o conteúdo, mas a interação do plugin ainda não é uma via de mão dupla completa. Os usuários do Fediverso, por exemplo, podem comentar nos posts, mas a réplica dos autores não retorna para eles. Também não existe um ambiente para seguir usuários do Fediverso, o que tornaria cada site com WordPress uma instância completa. Para esta função você pode instalar o plugin Friends, que permite seguir usuários do Fediverso e outros sites via RSS. Mesmo com essas limitações, o ActivityPub é uma ótima alternativa para a integração de sites jornalísticos ou de outros conteúdos diários.
Outra opção para publicar conteúdos de sites e blogs no Fediverso é o plugin Share on Mastodon, mas diferente do plugin ActivityPub, necessita de uma conta criada em uma instância Mastodon para republicar os conteúdos nas redes federadas.