Símbolo do Fediverso criado em 2018 pelo usuário Eukombos da Wikipédia.

O Fediverso – uma junção de “federação” e “universo” – é um conjunto de tecnologias utilizadas para hospedagem distribuída de arquivos e publicações na web, que permite que as pessoas possam criar suas próprias mídias sociais, ou participarem de redes sem publicidade, com autonomia e segurança. E a melhor parte: todos podem se comunicar, independente da plataforma que estiverem utilizando.

A principal característica desse ambiente é a descentralização executada por protocolos de comunicação em padrão aberto. Os usuários podem criar suas identidades em qualquer uma das plataformas instaladas em diferentes servidores (chamados de “instâncias”) e, através de um único perfil, interagir e trocar informações com todos os outros perfis e instâncias dessa rede que já conta com milhões de pessoas conectadas no planeta.

O Fediverso é uma alternativa fundamental para a redistribuição da Internet, porque proporciona autonomia aos usuários e instituições, fortalece o senso de comunidade, incentiva o desenvolvimento de softwares livres e oferece alternativa ao uso das plataformas centralizadas de mídias sociais. Por esses motivos, a Alquimídia criou o Observatório do Fediverso, um ambiente com notícias, tutoriais, e curadoria de instâncias para estimular a cultura de uso das tecnologias federadas no Brasil.

CONHEÇA AS TECNOLOGIAS

O Fediverso é composto por uma grande variedade de tecnologias e plataformas com características e recursos similares aos das plataformas comerciais de mídias sociais, com a vantagem que podem ser instaladas em qualquer servidor e permitirem a comunicação de todos os usuários da rede federada.

Você também pode criar a sua própria instância.

@VOCÊ@INSTÂNCIA

Os perfis no Fediverso são identificados por duas arrobas, depois da primeira, vem seu nome de usuário, e depois da segunda, a instância onde ele está registrado. Por exemplo, o nosso perfil no Fediverso é @rede@alquimidia.org, onde "rede" é nosso usuário e "alquimidia.org” é nossa instância, que fica hospedada junto com nosso site.

ESCOLHA SUA INSTÂNCIA

Você pode criar uma conta em uma instância generalista, com pessoas e assuntos variados, ou dedicada a um assunto do seu interesse, segmento e até território. Leia com atenção as regras de conduta da sua instância e respeite-as.

Gráfico de Imke Senst e Mike Kuketz / Wikipédia.
BOAS PRÁTICAS

VISÃO GERAL

Assista um corte de uma de nossas oficinas sobre o Fediverso.

PRECISA DE AJUDA?

Se você faz parte de um movimento social, instituição do 3º Setor ou mídia alternativa e precisa de orientações para criar suas contas ou perfil no Fediverso, entre em contato. Nosso coletivo ficará feliz em ajudar.

SIGA A ALQUIMÍDIA E DIVULGUE O UNIVERSO FEDERADO

Se você tem uma conta em plataformas como Mastodon, Friendica ou qualquer outra plataforma federada, pode receber e compartilhar nossos conteúdos seguindo o perfil @rede@alquimidia.org.

Você também pode baixar nossos materiais e divulgar seu perfil no Fediverso em suas contas nas redes sociais tradicionais, convidando suas amigas, amigos e amigues para as redes federadas com a hashtag #VemProFediverso!

MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS DO FEDIVERSO

Pular para o conteúdo