• Migre das redes (cada vez mais) centralizadas para as distribuídas

  • Voltar
25 de abril de 2022 por 

A notícia da compra do Twitter por Elon Musk agitou a tarde desta segunda-feira (25/4). O homem mais rico do mundo pagou U$S 44 bilhões (cerca de R$ 214 bilhões) pela rede do passarinho azul. Musk – que já é dono da empresa de exploração espacial SpaceX e da fabricante de carros elétricos Tesla –  havia comprado 9,2% da mídia social em março e desde então tem “ameaçado” adquirir toda a plataforma por conta da suas ações de moderação e banimentos. Tais críticas são o principal motivo da apreensão dos atuais usuários do Twitter, que colocaram a hashtag #RIPTwitter nos assuntos mais comentados. O temor é que com a nova direção a propagação de fake news aumente.

Apesar de importante, um possível aumento das fake news no Twitter é apenas uma parte de um problema que passa a ganhar um outro vulto a partir de hoje. A Internet, que já está centralizada em poucas plataformas e corporações, fica sob o poder de menos mãos ainda. 

Outra assunto levantado pelos usuários do Twitter é a migração para outras mídias sociais, como o Mastodon, que é uma ótima opção por ser uma plataforma open source e federada. É sempre bom lembrar que o Mastodon faz parte de um conceito maior, que é o Fediverso, um conjunto de servidores federados utilizados para hospedagem de arquivos e publicação na web. Um conjunto de plataformas de mídias sociais que, mesmo instaladas em servidores independentes, permitem a comunicação direta entre os usuários por meio de protocolos de comunicação comuns. Os usuários não só se comunicam entre essas redes, como também podem criar suas próprias plataformas.

A Associação Cultural Alquimídia realizou recentemente um ciclo de oficinas sobre as principais plataformas do Fediverso. É deste material que extraímos as seguintes sugestões de plataformas e “instâncias” (como são chamadas as instalações nos servidores) para os usuários falantes da língua portuguesa.

Friendica

A Friendica (antes conhecida por Friendika) é uma plataforma com opções avançadas de privacidade e comunicação com tantas outras redes sociais quanto forem possíveis.

Instâncias recomendadas: 

https://libranet.de

https://poliverso.org

Outras opções podem ser pesquisadas em https://friendi.ca.

Mastodon

Software voltado para comunidades independentes baseadas em interesses comuns.

Instâncias recomendadas: 

https://ursal.zone

https://social.coletivos.org

https://mastodon.social

Outras opções podem ser pesquisadas em https://joinmastodon.org.

App para Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.joinmastodon.android

Pixelfed 

Pixelfed é uma plataforma federada de compartilhamento de imagens apresentada como uma alternativa de código aberto para fotógrafos e designers.

Instância recomendada: https://pixelfed.social

Outras opções podem ser pesquisadas em https://pixelfed.org/

PeerTube

PeerTube é uma plataforma de vídeo que usa tecnologia peer-to-peer (de usuário para usuário). É uma ótima opção para assistir e distribuir vídeos na Internet.

Instância recomendada: https://video.wsforum.net

Outras opções podem ser pesquisadas em: https://joinpeertube.org e https://sepiasearch.org.

Outras plataformas e instâncias podem ser encontradas nos seguintes endereços eletrônicos:

https://the-federation.info

https://fediverse.party

Seja qual for a plataforma que você criar a sua conta, siga o perfil da Alquimídia no Fediverso: @rede@alquimidia.org. Neste link você encontra as gravações de nossas oficinas e em breve lançaremos tutoriais de uso das principais plataformas. 

Assine nossa newsletter para receber o aviso dos e-books!

Por Thiago Skárnio

Coordenador da Associação Alquimídia e ciberativista pela diversidade cultural na rede.
Siga no Fediverso: @skarnio@news.ganeshapress.net