Redes Sociais para a Cultura em Oficinas Online e Gratuitas

Projeto realiza lives sobre mídias sociais com softwares livres voltadas para artistas e produtores culturais.

Dia 9 de abril começa a primeira oficina do projeto “FEDIVERSO – Mídias Sociais para a Cultura” que trata da realização de oficinas online sobre plataformas de mídias sociais que, mesmo instaladas em servidores independentes, permitem a comunicação direta entre os usuários por meio de protocolos de comunicação que compõem o “Fediverso” (universo federado). “São tecnologias que dão aos usuários a autonomia para criarem suas próprias redes, ou usarem alternativas similares ao que existe hoje, só que sem bolhas de algoritmos e mais privacidade” explica Thiago Skárnio, coordenador da Associação Alquimídia, produtora das oficinas. “A parte mais importante não é nem a possibilidade de criar sua própria rede, mas se comunicar com todos os usuários que estão nessas plataformas” complementa Thiago, que conclui: “é como se você criasse um Instagram para você e seus vizinhos, e as pessoas que usam essa ferramenta podem seguir e serem seguidas por usuários de um Twitter criado pelos moradores de outra cidade”.

“Plataformas como o PixelFed, de compartilhamento de imagens, ou PeerTube, de vídeos, podem ser ferramentas muito úteis para aproximar produtores culturais dos seus públicos, além de proporcionar novas possibilidades de financiamento de artistas” comenta Rafael Gonzaga, um dos oficineiros do projeto. “A Internet deve ser antes de tudo, um ambiente de criatividade coletiva.” Rafael é web designer e produtor gráfico há 20 anos.

O conceito do Fediverso possui seus primórdios em 2008, quando surgiu graças às iniciativas de programadores e ciberativistas que foram se conectando até chegar na rede atual. Atualmente, segundo dados fornecidos pelas próprias plataformas, estima-se que o Fediverso abranja 3 milhões de contas distribuídas em quase 5.000 servidores (chamados instâncias). “Esses números crescem todos os dias e representam uma potência inovadora, não só para a Cultura Digital, como também para a Economia Criativa global” relata Tatiane Gonzaga, que vai apresentar uma das oficinas. Tatiane é desenvolvedora de sistemas voltados para a indústria criativa.

O projeto FEDIVERSO contempla a realização de 5 lives com recursos de interação sobre o Fediverso e a cultura Digital, além das principais plataformas que compõem essa rede, como Friendica, Mastodon, PeerTube e PixelFed, que são excelentes opções às alternativas proprietárias, como Facebook, Twitter, Youtube e Instagram. A proposta também prevê a edição e distribuição online de 5 ebooks sobre os temas abordados nas oficinas. 

O Brasil conta com uma participação muito baixa no Fediverso, apesar do conhecido entusiasmo dos brasileiros com as mídias sociais. Essa baixa adesão deve-se principalmente ao desconhecimento destas alternativas. Para estimular o uso e a difusão do Fediverso serão realizadas 5 lives voltadas para produtores culturais, artistas, pesquisadores e estudantes catarinenses e brasileiros. Após as lives, serão enviados e-books sobre os temas abordados nas oficinas.

PROGRAMAÇÃO

Dia 9/4: Oficina de Fediverso e a Cultura Digital

Início: 15h | Duração: 60min | Apresentação: Tatiane Gonzaga
O tema da oficina de abertura é a história e o conceito geral do Fediverso, além dos principais recursos compartilhados entre as plataformas e as suas possibilidades de aplicações em áreas culturais como o cinema, fotografia, literatura e arte gráfica.
Assista a gravação.

Dia 15/4: Oficina de Friendica

Início: 15h | Duração: 60min | Apresentação: Thiago Skárnio
A Friendica é uma plataforma com ênfase em opções avançadas de privacidade e comunicação com o máximo de outras mídias sociais e outras plataformas, sejam no Fediverso ou até com opções comerciais. O ambiente limpo Friendica é uma boa opção para a produção de textos.
Assista a gravação.

Dia 16/4: Oficina de PixelFed

ício: 15h | Duração: 60min | Apresentação: Rafael Gonzaga
Pixelfed é uma plataforma federada de compartilhamento de imagens apresentada como uma alternativa de código aberto para fotógrafos e designers.
Assista a gravação.

Dia 21/4: Oficina de Mastodon

Mastodon tem recursos de microblogging semelhantes ao Twitter. O software é voltado para pequenas comunidades independentes baseadas em interesses comuns, como animes. Por essas características e pela praticidade é a plataforma mais popular do Fediverso.
Assista a gravação.

Dia 23/4: Oficina de PeerTube

Início: 15h | Duração: 60min | Apresentação: Thiago Skárnio
PeerTube é uma plataforma de vídeo que usa tecnologia peer-to-peer (de usuário para usuário). O objetivo é proporcionar aos cineastas e videomakers uma alternativa às plataformas centralizadas de compartilhamento de filmes e animações. Cada produtor pode disponibilizar suas obras com total autonomia.
Mastodon tem recursos de microblogging semelhantes ao Twitter. O software é voltado para pequenas comunidades independentes baseadas em interesses comuns, como animes. Por essas características e pela praticidade é a plataforma mais popular do Fediverso.
Assista a gravação.

INSCRIÇÕES

Para acessar as lives e receber os e-books é necessário se inscrever até um dia antes de cada oficina no neste formulário eletrônico. Após a inscrição, será enviado um email de confirmação com orientações. Inscrições encerradas.

REQUISITOS E METODOLOGIA

As lives serão transmitidas em uma plataforma de fácil acesso, sendo necessário um computador com acesso a Internet com velocidade mínima recomendada de 5 MB por segundo e caixas de som ativadas. Durante a transmissão terá momentos para perguntas em áudio ou comentários escritos, sendo o microfone opcional. As lives contarão com legendas e transcrições parciais, após os eventos, serão as gravações serão disponibilizadas com a transcrição total dos conteúdos.

FICHA TÉCNICA

Oficineiros: Tatiane Gonzaga, Thiago Skárnio e Rafael Gonzaga.

Assessoria de Comunicação: Ingrid Bezerra

Apoio: Virgo Filmes, 42 Digital, Ciranda.net e Agência Ganesha.
Produção: Associação Cultural Alquimídia

Realização: O projeto “FEDIVERSO – Mídias Sociais para a Cultura” é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc.

ASSOCIAÇÃO ALQUIMÍDIA

A Alquimídia é uma associação fundada em 2002 que reúne comunicadores, artistas, e desenvolvedores empenhados no fomento da Cultura Digital e para a difusão da Diversidade Cultural.

Site: https://alquimidia.org | Twitter/Facebook: @AlquimidiaOrg

Siga a Alquimídia no Fediverso: @rede@alquimidia.org

OUTRAS INFORMAÇÕES

Agência Ganesha. Site: https://ganeshapress.net
Twitter/Facebook/Instagram: @GaneshaPress

Siga a @GaneshaPress no Fediverso: @agencia@ganeshapress.net.