CULTURA DIGITAL PARA A DIVERSIDADE CULTURAL

A Alquimídia é uma associação cultural fundada em 2002 na cidade de Florianópolis (SC), que reúne comunicadores, artistas, e programadores empenhados no fomento da Cultura Digital para a difusão da diversidade cultural no Brasil. A Alquimídia é realizadora e apoiadora de diversas ações de formação e compartilhamento de conhecimentos, como o 1° Seminário Rádios Comunitárias de Florianópolis, ocorrido em 2003, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, e o CATAVÍDEO – Mostra de Vídeos Catarinenses.

A Alquimídia também atua há duas décadas como uma provedora digital da Cultura Catarinense, sendo a mantenedora de sites e blogs de grande relevância para a área, como o portal oficial do centenário do Poeta Cruz e Sousa, e a primeira versão da Hemeroteca Digital de Santa Catarina. Ainda na área tecnológica, a Associação Alquimídia também desenvolveu a plataforma colaborativa da Rede de Pontos de Cultura e o software IDCult, que mantinha os Sistemas Municipais de Indicadores e Informações Culturais de Florianópolis e São José. Em 2009 a Alquimídia foi reconhecida como um Pontão de Cultura Digital e teve o Projeto Ganesha contemplado no Edital de Pontões do Ministério da Cultura.

TECNOLOGIA COM PROPÓSITO

File source: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tractatus_III,_sen_Basilica_Philosophica_Wellcome_M0012392.jpg
A presença de instrumentos musicais era comum nos laboratórios de alquimistas.

Assim como a alquimia baseava-se em atividades que uniam filosofia e a tecnologia da época para realizar transmutações, a Alquimídia conecta Cultura e Comunicação para a transformação da sociedade, em busca de mais diversidade, sustentabilidade e justiça social.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

MAIS DE DUAS DÉCADAS DE ACERVO

Além dos registros de todos os eventos citados nos tópicos anteriores, a Alquimídia.org conta com um acervo riquíssimo de gravações e documentos, como as manifestações de rua de movimentos sociais e intervenções artísticas em Florianópolis e no Brasil.

Atualmente o acervo da Associação Alquimídia está sendo catalogado pelo Projeto Memória Alquimídia, viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura e com incentivo da Celesc. Conheça o projeto.

DIFUSÃO DO FEDIVERSO

Mosaico de Tobias Buckdahn. Fediverso: @tobias@my.brick.camp

O Fediverso – uma junção de “federação” e “universo” – é um conjunto de tecnologias utilizadas para hospedagem distribuída de arquivos e publicações na web, como mídias sociais, blogs e sites. A principal característica desse ambiente é a descentralização executada por protocolos de comunicação em padrão aberto. Os usuários podem criar suas identidades em qualquer uma das plataformas instaladas em diferentes servidores (chamados de “instâncias”) e, através de um único perfil, interagir e trocar informações com todos os outros perfis e instâncias dessa rede.

Fediverso oferece soluções digitais muito úteis ao trabalho e articulação dos produtores de cultura e comunicação. Por esses motivos, a Alquimídia tornou-se a primeira associação brasileira dedicada ao desenvolvimento e difusão do Universo Federado no país. Conheça o nosso Observatório do Fediverso.