A Alquimídia é uma associação fundada em 2002 que reúne comunicadores, artistas, e desenvolvedores empenhados no fomento da Cultura Digital e para a difusão da Diversidade Cultural.

PRÊMIOS E RECONHECIMENTO PÚBLICO
  • Declaração de Utilidade Pública Municipal em Florianópolis pela Lei n° 7239, de 28 de Dezembro de 2006.
  • Prêmio Mídia Livre 2010 concedido pelo Ministério da Cultura do Brasil.
  • Prêmio Cultura Digital 2010 concedido pelo Ministério da Cultura do Brasil.
  • Medalha de Mérito Cultural “Cruz e Sousa” ao projeto Catavídeo.
ACERVO

Além dos registros de todos os eventos citados nos tópicos anteriores, a Alquimídia.org conta com um acervo riquíssimo de gravações e documentos, como as manifestações de rua de movimentos sociais e intervenções artísticas em Florianópolis e no Brasil. Também é importante destacar que a Associação Cultural Alquimídia mantém em seu acervo cerca de mil vídeos enviado ao Catavídeo – Mostra de Vídeos Catarinenses.

ARTICULAÇÕES E PARCERIAS

A Associação Cultural Alquimídia realiza diversas ações de articulação para o debate e fomento de políticas públicas para a cultura e comunicação. Entre as entidades e órgãos que a Alquimídia.org participou estão o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI BR), o Comitê Catarinense pela Democratização da Comunicação, filiado ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), o Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) e a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço). A Alquimídia.org também atuou também nas seguintes iniciativas:

  •  Casa Brasil – Unidade Prainha – Com unidades funcionando em áreas de baixo índice de desenvolvimento humano, o Projeto Casa Brasil leva às comunidades computadores e conectividade, e privilegia, sobretudo, ações em tecnologias livres aliadas à cultura, arte, entretenimento, articulação comunitária e participação popular. A Alquimídia.org foi uma das mantenedoras da Unidade Prainha, gerida pela Federação das Associações de Moradores do Estado de Santa Catarina (FAMESC) de 2007 a 2011 na comunidade do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis.
  •  Canal Comunitário de Florianópolis – A TV Floripa, canal 4 da Net, está no ar desde dezembro de 1997, promovendo a cidadania com ênfase nas questões ambientais, saúde e educação. A emissora é plural e democrática, dando voz e vez a todos os setores da sociedade e a suas diversas manifestações. É uma instituição sem fins lucrativos e reconhecida como de utilidade pública municipal e estadual. A Alquimídia.org é uma das entidades associadas e parceira do canal comunitário desde o ano 2000.
  •  Pontão Ganesha de Cultura Digital – Pontão de Cultura é um instrumento de promoção do intercâmbio e difusão da cultura brasileira em suas mais diversas linguagens e formas, no âmbito regional ou nacional, gerido por ente público ou privado, sem fins lucrativos, conveniado ao Ministério da Cultura. A Associação Cultural Alquimídia foi contemplada em 2009 com o Pontão Ganesha, projeto com foco na difusão da produção cultural dos Pontos de Cultura na Região Sul do Brasil.
  • Cine Mais Cultura – Comunidade Chico Mendes – O Ministério da Cultura, sob orientação do Programa Mais Cultura, promove a ação Cine Mais Cultura. Os Cines Mais Cultura são espaços para exibição de filmes com equipamento de projeção digital, obras brasileiras em DVD, do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista. A Associação Cultural Alquimídia foi contemplada em 2011 com um Cine Mais Cultura pelo convênio com o Conselho Nacional dos Cineclubes, para equipar o Centro Comunitário Chico Mendes, uma das áreas com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo da grande Florianópolis. O espaço utilizado foi a sede da Associação Reflexão e Atitude.
  • Central de Produção em Rede do Canal Futura – Dezessete instituições culturais e sociais de diversas regiões do país se juntam em um processo de criação e produção audiovisual em rede via web. Essa iniciativa piloto movimenta a Central de Produção em Rede, uma ação do Canal Futura em parceria com a Fábrica do Futuro em 2010. A Alquimídia.org foi uma das instituições convidadas.