• Principais participações em eventos

  • Voltar

Coberturas do Fórum Social Mundial – A Associação Cultural Alquimídia esteve presente em todas as edições do Fórum Social Mundial realizadas no Brasil. Além de participar de diversas atividades ligadas à comunicação e cultura, a Alquimídia promoveu uma ampla cobertura jornalística, que incluiu uma transmissão de reportagens para o canal comunitário de Florianópolis pela internet.

Participação da Rede Social Mundial de TV – A Rede Social Mundial é uma iniciativa do Comitê Gaúcho do Fórum Social Mundial em conjunto com diversas redes e movimentos sociais em nível internacional. Durante o evento, que aconteceu de 23 a 28 de Janeiro de 2003 em Porto Alegre (RS), foi produzido material audiovisual relacionado ao tema da democratização da comunicação no Brasil, e realizada uma transmissão experimental, pela internet, de conteúdo jornalístico para a TV comunitária de Florianópolis.

III Simpósio Catarinense de Processamento Digital de Imagens – A Associação Cultural Alquimídia.org foi selecionada para expor seu projeto de “TV Compartilhada” no evento. O projeto consiste em uma TV gerada a partir de um sistema rodando na internet. Data: 6 a 8 de outubro de 2003. Local: Auditório da Reitoria da UFSC – Florianópolis / SC. Trabalho desenvolvido: Palestra sobre o projeto de TV Compartilhada. Site: www.exe.inf.ufsc.br/~scpdi/programa2003.html

Projeto Casa Macunaíma – durante o Fórum Mundial de Educação – O Projeto, que teve lugar durante o “Fórum Mundial de Educação São Paulo” se tratava da produção coletiva de conteúdo para ser veiculado em TVs e Rádios comunitárias instaladas próximas ao evento, além de oficinas para alunos do projeto EduCom, de São Paulo. Data: 1 a 4 de abril de 2004. Local: Escola Municipal Derville – São Paulo / SP. Trabalho desenvolvido: Produção de material audiovisual e aulas sobre produção audiovisual para os alunos da rede municipal de ensino através do projeto EduCom.

Seminário das Conversas Culturais de Florianópolis – O objetivo do evento foi reunir idéias e opiniões de militantes e profissionais da cultura, bem como possibilitar aos gestores governamentais municipais desta área, planejar diretrizes a partir dos coletivos organizados, constituindo tal fórum em instrumento de pressão por uma política cultural democrática e participativa. Data: 11 de dezembro de 2004 Local: Plenário Deputado Osni Régis da Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Trabalho desenvolvido: Coordenação, divulgação e gravação do evento, além da produção do material gráfico e do site.

Audiência Pública sobre a TV Cultura em Santa Catarina – A Associação Cultural Alquimídia participou da mesa da Audiência Pública para discutir formas de financiamento de uma emissora pública, tratando especificamente da situação da TV Cultura em Santa Catarina. Local: Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Data: 9 de dezembro de 2005.

3º SOLISC – Congresso Catarinense de Software Livre – Um representante da Alquimídia foi convidado para fazer parte do debate sobre “Software Livre e Rádio Difusão Comunitária”. Data: 1 e 2 de dezembro 2005. Local: Hotel Canto da Ilha, Florianópolis / SC.

Audiência Pública sobre a TV Digital – A Associação Cultural Alquimídia participou da Audiência Pública e Debate sobre a TV Digital. O tema abordado, até então inédito no estado, foi “Conceitos, Desafios e Perspectivas para o Brasil”. Data: 3 de maio de 2006. Local: Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

Arena NET Mundial – A #ArenaNETmundial foi realizada em São Paulo em 2016, atraiu um público diverso e disposto ao debate sobre a sociedade em rede e a Internet livre. A equipe da Agência Ganesha participou da divulgação do evento nas mídias sociais antes e durante o evento, que foi transmitido pela Internet, com mais de 2,3 milhões de acessos. Além da cobertura móvel, a equipe produziu um artigo sobre a questão da diversidade como um dos princípios para a Governança da Internet, O texto foi publicado no site da ONG francesa Ritimo. O texto pode ser conferido aqui: https://www.ritimo.org/Liberte-pour-les-medias-libres

Floripa Utópica – Mais de 30 coletivos com iniciativas para aprimorar a qualidade de vida em Florianópolis reuniram-se na UFSC em 24 de setembro de 2016 para divulgar seu trabalho aos cidadãos e aos candidatos à Câmara de Vereadores e à Prefeitura. A Agência Ganesha foi um dos coletivos convidados.