• Produções do Grupo Expressão Sarcástica

  • Voltar

O Grupo Expressão Sarcástica foi um coletivo de produtores culturais, artistas e profissionais da comunicação cujas idéias em comum agregavam elementos como o humor e o ativismo cultural e que atuaram em Florianópolis de 1995 a 2006.
O grupo foi responsável pela produção de diversos vídeos de humor, entre eles, o programa de TV “Apêndice”, veiculado semanalmente na TV Floripa, canal comunitário de Florianópolis que até então carecia de divulgação na cidade.

Em função disso, o coletivo “tomou” a emissora em maio de 2001 com a exigência de que a mesma fosse transmitida em rede aberta (os canais comunitários no Brasil são transmitidos a cabo).
A ” Invasão da TV” como ficou conhecido o episódio foi um programa de TV ao vivo de 56 horas de duração feito em parceria com o Canal Comunitário de Florianópolis, que passou a ser mais conhecido desde então.
Os vídeos realizados pelo Grupo Expressão Sarcástica (exceto a primeira comédia catarinense “Sorria você está sendo filmado”, com a direção de Chico Caprario e produzido pela produtora Exato Segundo) são parte integrante do acervo da Associação Cultural Alquimídia, entidade fundada por boa parte do coletivo.
Atualmente todo o acervo está sendo digitalizado e editado para a disponibilização em Creative Commons na Web.

Algumas produções podem ser acessadas neste endereço eletrônico e no SARCASTiCOcomBR, site fundado pelo Grupo e mantido pela Alquimídia.org.

Outras informações: www.sarcastico.com.br