Ballet Desterro. Contemporaneidade na Dança Catarinense
Duração
27
Direção
Jussara Xavier
Sinopse
O documentário apresenta o Ballet Desterro (1984-1992), um importante nome da dança catarinense. O grupo - formado na cidade de Florianópolis - teve uma trajetória pioneira, e sua atuação foi significativa para a evolução da dança profissional em Santa Catarina. Este registro inédito propõe o Ballet Desterro como ponto de partida para pensar as concepções, os significados e contextos da dança contemporânea local. Por meio de vídeos, fotos e entrevistas desenham-se oportunidades para refletir sobre a arte produzida no sul do Brasil.
Roteiro
Jussara Xavier
Elenco
Sandra Meyer, Andréa Bergallo, Rejane Arruda, Ana Cristina Maingué, Márcia Manfro, Janga, Alejandro Ahmed, Vera Collaço, Inês Pillar, Vera Torres, Ivana Bonomini, Zilá Muniz, Raquel Rita, Amarildo Cassiano, Anderson Gonçalves
Som
Captação direta
Produção
Jussara Xavier Phelipe Janning Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, no Programa de Bolsas de Estímulo à Produção Crítica em Artes – categoria Produção Crítica em Dança.
Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e Especialista em Dança Cênica (UDESC). Co-organizadora dos livros “Tubo de Ensaio – Experiências em dança e arte contemporânea” (2006) e “Pesquisas em dança - Coleção dança cênica” (2008). Pesquisadora do Programa Rumos Itaú Cultural Dança (SP). Curadora dos encontros Múltipla Dança e Tubo de Ensaio.