O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) participou, na terça-feira (3), do 1º WebSocialBR – Fórum do Fediverso Brasileiro, que reuniu em Brasília especialistas, pesquisadores, representantes do governo federal e iniciativas nacionais e internacionais dedicadas às redes sociais descentralizadas, também conhecidas como Web Social Aberta. O evento ocorreu em formato híbrido e teve inscrições abertas ao público.
Durante o fórum, o Ibram realizou o lançamento oficial do “Guia de Entrada para o Fediverso”, cartilha digital que apresentou, de maneira clara e acessível, conceitos fundamentais sobre redes sociais descentralizadas, padrões abertos, modelos de gestão e possibilidades de uso por instituições culturais. O guia foi disponibilizado ao final daquela matéria para download.
A iniciativa reforçou o compromisso do Instituto com práticas inovadoras de comunicação pública, autonomia digital e preservação da memória institucional. Para José Murilo Carvalho, coordenador da Coordenação de Arquitetura da Informação Museal do Ibram, o trabalho desenvolvido abriu caminho para novas formas de relação entre museus e público.
“Queremos tornar possível, para museus que atraem audiências online, preservarem a memória da interação digital desse público com os itens de suas coleções, como extensão de seu acervo digital e para pesquisa. O Fediverso abre novas possibilidades de autonomia institucional e de fortalecimento da esfera pública digital”, afirmou.
Download aqui: Guia de Entrada para o Fediverso

