• Prêmio para séries de televisão é lançado em plataforma desenvolvida pela Alquimídia

  • Voltar
12 de março de 2015 por 

A capital catarinense terá pela primeira vez um prêmio exclusivo para série de televisão feita por produtoras locais. O edital de seleção pública para inscrição de projetos com essa finalidade foi lançado no dia 11 de dezembro, pela Secretaria de Cultura de Florianópolis (Secult), em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), do Ministério da Cultura.

Para a produção do seriado de TV serão destinados R$ 750mil por meio do Programa Brasil de Todas as Telas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 2 de fevereiro na plataforma IdCult-Floripa (Sistema Municipal de Indicadores e Informações Culturais de Florianópolis).

O IdCult é um sistema desenvolvido pela Alquimídia.org que reúne em um mapa virtual informações sobre artistas, equipamentos, eventos, editais municipais, produtos e serviços. Ao se inscrever pelo sistema, o produtor está automaticamente contribuindo com a geração de indicadores referentes à cadeia produtiva da cultura em Florianópolis.

Na quarta-feira (17/12), às 19 horas, a Secretaria Municipal de Cultura promove um encontro com produtores da cidade, em parceria com o Funcine (Fundo Municipal de Cinema), com o objetivo de esclarecer dúvidas dos interessados. A reunião será realizada no auditório da Casa da Memória, na Rua Padre Miguelinho nº58, Centro.

O edital SeCult de Produção Audiovisual vai contemplar um projeto de produção de seriado de ficção, documentário ou animação, com destinação e exibição inicial em televisão. Podem se inscrever empresas produtoras independentes, sediadas em Florianópolis, classificadas na Ancine como agentes econômicos brasileiros independentes, e com registro regular. “Esse é um edital muito importante porque abre novas oportunidades de negócios no mercado audiovisual catarinense e, principalmente, dá visibilidade para as produtoras de Florianópolis, reconhecendo a qualidade desse trabalho”, comemora o secretário de Cultura, Luiz Moukarzel.

Para a presidente do Funcine, Carol Gesser, o edital da SeCult ocorre em um momento muito frutífero da atividade audiovisual na Capital, complementando o trabalho realizado pelo órgão, que recentemente lançou a oitava edição do Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual Armando Carreirão. “Nós já percebíamos uma demanda por novos formatos, tais como obras para TV e internet. Por isso, esse edital é bastante interessante, já que tem foco no mercado, enquanto o Funcine tem dado mais atenção para o processo artístico”, observa a produtora.

Outras Informações:

Fone: (48) 3324-1415
www.cultura.sc/floripa
www.pmf.sc.gov.br/entidades/cultura

Fonte: Alquimídia.org com informações da Assessora de Comunicação da FCFFC.