• Shows, Oficinas, Vivências e Rodas de Conversas celebram o 3º Encontro Nacional das Produtoras Colaborativas e o 3º Encontro de Conhecimentos Livres da Chapada Diamantina

  • Voltar
13 de fevereiro de 2025 by 

O Vale do Capão, na Chapada Diamantina, será palco do 3º Encontro Nacional de Produtoras Colaborativas (ENPC) e do 3º Encontro de Conhecimentos Livres da Chapada. A programação gratuita acontece de 20 a 23 de fevereiro de 2025. O objetivo é fortalecer a Tecnologia Social das Produtoras Culturais Colaborativas e a Política Nacional Cultura Viva (PNCV). 

A realização é da Rede, conjuntamente com o Ministério da Cultura e Lab Cultura Digital / UFPR. No centro do encontro – Shows, Rodas de Conversas, Vivências e Oficinas conectando Sustentabilidade, Cultura, Educação, Produção Cultural, Comunicação, Gestão, Conhecimentos Livres e Memória em quatro dias incríveis. 

A iniciativa conta com a importante parceria do Ponto de Cultura Circo do Capão, Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Palmeiras (SETURC), além do apoio do Comitê Gestor do Pontão de Cultura Digital e Mídia Livre, Pirasons, Universidade Livre e Produtora Colaborativa da Chapada Diamantina.

Mesa de Abertura

A mesa de abertura acontece na quinta-feira (20), a partir das 14h30, no Circo do Capão, com a presença de Pedro Jatobá do Instituto Intercidadania, do Secretário de Turismo e Cultura de Palmeiras, Eraldo Nery,  Yuri Wanderley do Circo do Capão, o Babalorixá Pai Lula Dantas, que integra a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Marco Konopacki representando o LAB Cultura Digital / UFPR, Fabs Balvedi, representante da Rede de Produtoras Culturais Colaborativas, a Iyalorixá Mãe Beth de Oxum do Pontão de Pernambuco e Thais Pimenta – Diretora de Cidadania Cultural (DCC), da Superintendência de Territorialização da Cultura (Sudecult), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA),

O que Queremos?

Queremos impactar positivamente a vida da atual e futuras gerações, somando na construção de um Brasil com oportunidades acessíveis ao máximo de pessoas.

Nossa intenção é fomentar um ambiente rico com trocas de conhecimentos livres e replicáveis.

Será uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas e experiências inclusivas de brasileiros, que utilizam a Cultura como vetor de transformação socioeconômica em seus territórios.

Expectativa 

O local possui um ambiente saudável, cheio de belezas naturais, lindas cachoeiras, cidades históricas, gastronomia bem elaborada e um povo muito hospitaleiro. É nesse ambiente inspirador e favorável, que junt@s buscaremos soluções livres, no desenvolvimento de um legado transformador, criativo e acessível para o Meio Ambiente e nossas futuras gerações.

III Encontro Nacional de Produtoras Colaborativas e III Encontro de Conhecimentos Livres da Chapada Diamantina – Arte Leo Guedes

Conheça mais sobre a Tecnologia Social das Produtoras Culturais Colaborativas

A Tecnologia Social (TS) das Produtoras Culturais Colaborativas reúne boas práticas para organização e gestão de um espaço de inclusão social, transformando esses locais em empreendimentos solidários de Produção Cultural de forma legalizada. Em 2015, a TS foi certificada pela Fundação Banco do Brasil e atualmente integra o respeitado Banco de Tecnologias Sociais da Instituição.

Entenda espaços de inclusão social como uma associação de moradores, um telecentro comunitário, ponto de cultura, uma lan house, um espaço público subutilizado, ou qualquer espaço físico que possua energia elétrica, acesso a internet (desejável) e um ou mais tecnologias da informação (computadores, tablets, smartphones) a disposição dos envolvidos.

Hoje, com a característica replicável e adaptável a tecnologia social, se consolida e se fortalece em uma Rede Nacional de Produtoras Culturais Colaborativas, composta por Pontos de Culturas, Cooperativas, Organizações da Sociedade Civil, Artistas, Mestras, Brincantes, Produtores, Comunicadores, Agentes Culturais e entre outros. 

Rede Nacional 

Atualmente a Rede está presente em todas as cinco regiões do Brasil, distribuídas nos estados da Bahia, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Pará, Paraná e Pernambuco. Essas Produtoras Colaborativas adaptam estas ideias e implementam parcialmente ou totalmente esta tecnologia social, através da produção cultural e também com a oferta de produtos e serviços de comunicação, sendo traduzidos em arranjos produtivos locais. 

História dos Encontros

O primeiro encontro nacional aconteceu em 2013 na Chapada Diamantina, retornando ao território agora nesta terceira edição. Já a segunda edição aconteceu no Pará em 2015. Os encontros regionais foram realizados nos anos de 2017, nos estados do Pará, Pernambuco e Rio Grande do Sul respectivamente.

III Encontro de Conhecimentos Livres da Chapada Diamantina

Dentro da programação do 3º ENPC será realizado o IIIº Encontro de Conhecimentos Livres da Chapada Diamantina. Esse encontro envolve toda a programação de formação, oficinas e vivências. 

Confira a programação completa aqui e outras informações neste link.

Você deve fazer login para publicar um comentário.