21 de março de 2009 por 
Com o objetivo de desenvolver um ambiente prático para a troca e a difusão das informações, a solução desenvolvida pela Alquimídia.org foi o Thot.CMS, um sistema de gerenciamento de conteúdo com níveis variados de administração. O que diferencia de outros CMS’s (do inglês Content Management Systems – CMS) é a possibilidade de integrar as notícias e eventos com outros portais de mesmo perfil, dos quais necessitam integrarem-se na mesma rede de conteúdo, produzindo agendas unificadas e compartilhando informações em tempo real sobre temas e iniciativas afins. Ou seja, um sistema compacto e multifuncional, que através do seu uso diário fomenta a prática do colaborativismo, democracia participativa, autonomia e descentralização informacional.
Atualmente, o Thot.CMS. é usado por diversas entidades do 3º Setor, bem como alguns Pontos de Cultura e órgãos públicos da região Sul do Brasil.
Significado

Thot é o nome em grego para Djehuty, ou seja, o “Senhor da Oitava”, princípio divino manifesto na natureza. É através do Thot que as coisas tornaram-se as manifestações da vida e forma ao universo. As formas da palavra (escrita e falada) transformaram o impulso de criação em uma realidade física. Por isso, Thot foi considerado como o patrono da sabedoria, dos sábios, tido como o único assistente e secretário-arquivista das demais manifestações divinas. Antes de tudo, Thot é um conceito que tem a seu cargo a sabedoria da escrita, da aprendizagem, da medição do tempo, entre outros atributos.
O uso do seu nome para batizar um CMS (Content Management Systems) de portais na internet é mais do que uma inspiração, pois uma das principais funções deste tipo de sistema é possibilitar aos usuários em geral, a publicação e administração de textos (escrita), imagens, vídeos e áudios (fala) de modo fácil e intuitivo.
Por que investir no Thot?

Ao usar e investir no Thot.CMS, a empresa ou instituição não estará simplesmente adquirindo um produto, mas contribuindo com um projeto sócio-cultural que beneficia toda uma rede de artistas, professores e produtores independentes. Por ser desenvolvido e mantido por uma entidade de finalidade cultural sem fins lucrativos, toda a receita gerada pelo Thot.CMS (instalação, customização, treinamento e hospedagem) é direcionada para as atividades culturais e sociais que a Associação Alquimídia mantém. Entre estas atividades, estão a produção de vídeos para a rede pública de televisão, a assessoria de comunicação e a hospedagem de sites de entidades e coletivos criativos sem recursos para custear estes serviços.Quem usa o Thot?

Diversas entidades do 3º Setor, coletivos de artistas e orgãos públicos usam o Thot.CMS para administrarem seus portais. Entre elas a Fundação Catarinense de Cultura – FCC e o Pontão Ganesha de Cultura Digital.
Vale ressaltar que o conteúdos destes portais, assim como de todos hospedados pelo sistema estão disponíveis para a integração de agendas e notícias.