• Redes das Produtoras Colaborativas inicia Qualificação Digital Nacional dos Pontos e Pontões de Cultura

  • Voltar
19 de maio de 2025 by 
Redes das Produtoras Colaborativas inicia Qualificação Digital Nacional dos Pontos e Pontões de Cultura

As formações começam segunda-feira (19), com o objetivo de apresentar tecnologias livres atualizadas pela Rede para utilização dos Pontos e Pontões de Cultura, Agentes Cultura Viva, Instituições e Coletivos culturais. Foto de destaque: Marcos Teles / Ponto de Cultura Raízes do Cerrado

A Rede de Produtoras Colaborativas inicia uma importante formação de qualificação digital dos Pontos de Cultura do Brasil, a partir desta segunda-feira (19). São 15 atividades com 2h cada, um total de 30h de conteúdo. O objetivo é apresentar tecnologias livres atualizadas pela Rede para utilização dos Agentes Cultura Viva e Gestores de Pontos e Pontões de Cultura. Nas formações online, os interessados aprenderão como manusear e extrair o melhor de cada ferramenta, com a intenção de garantir mais eficiência na comunicação, gestão de projetos e autonomia de dados dos Pontos de Cultura e de todos os usuários.

O trabalho é promovido pelo Pontão de Cultura Digital e Mídia Livre com incentivo do Ministério da Cultura e apoio do Comitê Gestor, em cumprimento a Meta 5 do Plano de Trabalho do Projeto Cultural 066383/2023, do Edital de Seleção Pública nº 09, de 31 de agosto de 2023, “Cultura Viva – Fomento à Pontões de Cultura”.

Na prática, serão ministradas oficinas gratuitas sobre plataformas que vêm sendo aprimoradas pelos coletivos que se identificam com a Rede de Produtoras Culturais Colaborativas, e que no edital tiveram como metas o seu aprimoramento e integração, sendo possível acessar a todas a partir de um login único, através do Rios.

Desta forma, o Pontão de Cultura Digital e Mídia Livre Pontos de Cultura entrega gratuitamente para a sociedade brasileira, um cardápio de plataformas e ferramentas digitais para impulsionar a gestão de projetos, tarefas e tomada de decisão coletiva, garantindo autonomia de gestão de dados de cada usuário e conteúdo, se consolidando como uma alternativa eficiente as Bigs Techs estrangeiras, colaborando diretamente para a segurança e soberania digital do Brasil.

A Associação Cultural Alquimídia realizará uma formação online específica de Fediverso. Participe!

Acesse os cursos e inscreva-se neste endereço eletrônico.

Você deve fazer login para publicar um comentário.