• Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais

  • Voltar
20 de outubro de 2015 por 

O IDCult é uma plataforma que reúne em um mapa virtual informações sobre artistas, equipamentos, eventos, editais, produtos e serviços culturais.

 

O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é o principal instrumento para que o Ministério da Cultura (MinC) possa desenvolver políticas culturais nos estados e nas cidades. O SNC tornará a gestão pública de cultura mais eficaz, planejada, participativa e com melhor uso dos recursos públicos, inclusive compartilhando recursos diretamente do fundo nacional para os fundos estaduais e municipais de Cultura.

Entre as obrigações dos estados e cidades ao aderirem ao SNC, consta a criação de mecanismos de mapeamento e atualização dos objetos culturais (pessoas, grupos, instituições e equipamentos) no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC).

Neste sentido, a Alquimídia desenvolveu um sistema que não só dá conta do mapeamento e gestão de informações, quanto possibilita a inscrição de Editais públicos de cultura, recurso que serve como chamariz para a alimentação e atualização constante da base de dados do município.

“O IDCult será integrado com o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), o que aumenta a visibilidade do poder público sobre os índices gerados pelos metadados administrados com o nosso suporte”, diz Tatiane Gonzaga, diretora de tecnologia da Alquimídia. “Mapear a diversidade cultural da capital do Estado abre novas possibilidades de articulação e de negócios para os produtores culturais organizados em rede” conclui a desenvolvedora. Atualmente, o sistema é usado pelas Secretarias de Cultura de Florianópolis e São José.

Categoria: Realizações - Tags: - Comentários: Comentários desativados em Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais